Como o desempenho do setor mundial do imobiliário – CRE (Commercial Real Estate) está a mudar?

O ambiente macroeconómico global e dos EUA parece estar a aumentar a incerteza sobre a trajectória a mais curto prazo das economias americana e global, com impacto na tomada de decisões em todas as indústrias. O sector CRE não está imune a esta realidade.


Os economistas da Deloitte continuam a levantar preocupações sobre a crescente volatilidade da economia global.4 O aumento das discussões comerciais entre os EUA e a China, a desaceleração contínua na Zona Euro e na China, a incerteza sobre Brexit, e a situação política entre a China e Hong Kong deverão pesar fortemente no comércio global, nos investimentos e nos mercados de ações.


Mais perto de casa, há preocupações sobre a possibilidade de uma recessão nos EUA. Enquanto a produção industrial diminuiu ano após ano nos dois primeiros trimestres de 2019, as vendas com origem na internet cresceram.

No entanto, os fundamentos básicos indicam que o mercado CRE dos EUA permanece em uma base forte. Alguns dos principais destaques incluem:

1. A pesquisa AFIRE de abril de 2019 mostra uma confiança global sustentada dos investidores na CRE dos EUA.

2. O crescimento das rendas aumentou, e os níveis de vagas diminuíram constantemente em todos os tipos de imóveis.

3. O volume total de transações aumentou 2% em relação ao ano anterior para US$10 Biliões no segundo trimestre de 2019.


4. Os bancos apertaram os padrões de empréstimo da CRE, embora a procura por empréstimos tenha permanecido forte.


5. Os Índices de Preços de Imóveis Comerciais da Real Capital Analytics (RCA CPPI) aumentaram 2,4% consecutivamente no segundo trimestre de 2019.

6. O índice nacional de propriedade plena subiu 6,5% em relação ao ano anterior no segundo trimestre.

As taxas médias dos imóveis comerciais permaneceram estáveis e apresentaram uma tendência de 6,6% no segundo trimestre de 2019.12

Curiosamente, mais de 70% dos nossos executivos CRE entrevistados tencionam manter ou aumentar seus investimentos globais em tecnologia, mesmo que ocorra uma desaceleração econômica (ver figura 2).

Em contraste, 81% dos executivos pesquisados das corretoras e consultores CRE com receitas de US$ 10 Biliões ou mais provavelmente manterão ou reduzirão seus investimentos em tecnologia. Isso pode ocorrer porque os orçamentos tecnológicos existentes de alguns dos maiores corretores e consultores são altos, e é mais provável que eles estejam mais adiantados na captura e aproveitamento de dados e no uso de análises para gerar perceções significativas do que as empresas menores.

Se deseja saber sobre este assunto fonte Deloitte: https://www2.deloitte.com/us/en/insights/industry/financial-services/commercial-real-estate-outlook.html para fantásticas ofertas de casas no nosso país consulte a oferta na nossa categoria de imobiliário